quinta-feira, 22 de novembro de 2007

D

DELEGAÇÃO: transmitir a atividade a terceiros. Geralmente ocorre nas relações chefe - subordinado. Uma ação ou comportamento é "delegado" a outro, solicitado que o outro faça.
DESCRIÇÃO DE CARGO: Atividade desempenhada pelo subsistema de cargos e salários para categorização de funções e ações dos recursos humanos dentro de uma organização. Em algumas organizações o departamento de "Organizações e Métodos" utiliza a descrição de cargos para desburocratização e / ou execução e planejamento de estratégias empresariais. A Descrição de Cargos deve descrever não apenas a atividade em si, mas o contexto e as consequências, ou seja, como, quando e porquê fazer isso ou aquilo, daquele jeito.
DESEMPENHO: Gama de comportamentos observados por um chefe. Geralmente trazem / trouxeram benefícios / produtividade a empresa ou colaborador, é segundo o olhar deste ou mais observadores, interpretado como "desempenho". "M. teve um bom desempenho em suas metas".
DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL: Conjunto de conceitos, estratégias e técnicas que visam o estudo do comportamento humano nas organizações. Estes conceitos, estratégias e técnicas agrupados propiciam aos executivos o aumento da lucratividade e produtividade via investimento de recursos humanos (motivação, seleção, treinamento, reciclagem, gestão do conhecimento, etc).
DESLIGAMENTO: Rompimento de vínculo entre empregado - empregador. Pode ocorrer com ou sem justa causa, a depender da contingência e lei trabalhista vigente.
DINÂMICA DE GRUPO: Conjunto de metodologias e técncias embasadas em viés teórico ou não para análise do comportamento de sujeitos em situações de grupo. Através de situações, estímulos são apresentados ou mediados pelo facilitador do grupo para evocar comportamentos dos membros. Em um segundo momento, tais comportamentos tornam-se passíveis de observação, mensuração, reflexão e análise. Alguns autores assemelham esta técnica a "jogos empresariais" devido a alta frequência de recursos lúdicos, principalmente quando a técnica é utilizada no subsistema de treinamento e desenvolvimento de pessoal.

Nenhum comentário: