sexta-feira, 23 de novembro de 2007

C

CANDIDATOS A EMPREGO: São pessoas atraídas por fontes de recrutamento ou não que tenham interessem empleitear vagas na Organização.
CANDIDATOS NÃO QUALIFICADOS (Ou fora do perfil): São candidatos que após se submeterem as fases de recrutamento e seleção, obtem a devolutiva de que não se enquadram no perfil das vagas em aberto. São candidatos cujo perfil pessoal, profissional e / ou comportamental estão incompatíveis com os requisitos imposto / procurado pela Organização .
CANDIDATOS QUALIFICADOS (Ou dentro do perfil): São candidatos que após se submeterem as fases de recrutamento e seleção, obtem o convite formal para serem admitidos para um determinado cargo na Organização.
CARGO: É a posição organizacional de um agrupamento de funções. O cargo dá a titulagem oficial das tarefas desempenhadas por uma ou mais pessoas.
CARGOS E SALÁRIOS: É o subsistema de recursos humanos que atua na administração e controle das rotinas de cargos, salários e carreira.
CARREIRA: São roteiros pré - estabelecidos de posições funcionais, cargos e salários. Organizações que fazem planos de carreira programam o tempo limite para um sujeito permanecer em um determinado cargo, planejam o desenvolvimento de executivos, a promoção de funcionários, etc.
CIPA ( Comissão Interna de Prevenção de Acidentes): É o organismo criado na empresa por determinação legal, representando esta e os empregados, para fiscalizar o cumprimento das leis e normas relativas à prevenção de acidentes e atividades da medicina e segurança do trabalho. Em algumas empresas sua atuação é tão ampla que atua desde a orientação e execução de palestras voltadas ao treinamento de funcionários até a fiscalização de condições de higiene e meio ambiente.
CLIMA / COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL: É o conjunto de valores, atitudes, padrões de comportamento (formal ou informal), existente dentro de uma organização. ESTES DOIS CONCEITOS ANDAM INTERLIGADOS. O comportamento organizacional ainda é sinônimo de estudos comportamentais dentro de organizações, e por tanto, o estudo de seu clima: tipos de liderança, satisfação de pessoal, motivações, etc.
CONSULTOR DE RECURSOS HUMANOS: É o profissional vinculado ou não a empresa que rpesta assessoria aos estudos e práticas de gestão de pessoas. Pode atuar em um ou mais subsistemas de RH desde a implementação até a auditoria de processos, ferramentas e estratégias.
CONTRATO INDIVIDUAL DE TRABALHO: É o acordo tácito ou expresso correspondente à relação de empregado.
CONTRIBUIÇÃO SINDICAL: São valores descontados do funcionário de acordo com a categoria funcional, ecônomica ou profissional. Estes recursos destinam-se ao custeio de despesas operacionais, conforme estatutos geradores da instituição.
CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO: É um acordo de caráter normativo por dois ou mais sindicatos representativos de categoria econômica, funcional ou profissional que estipulam condições de trabalho aplicáveis às Organizações.
COACHING: Termo destinado a treinadores, geralmente de executivos.
CULTURA ORGANIZACIONAL: O significado muda de acordo com a ciência social aplicada: sociologia, antropologia, psicologia, administração, ecônomia, etc. Mas em geral, é o conjunto de "modos de ser" típicos desta ou daquela organização.
CURRÍCULO: Semelhante a um cartão de visita impresso em papel A4, compõe o documento pessoal e intransferível de cada candidato a vagas de emprego. Nele constam informações como: dados pessoais, objetivos, formação acadêmica, experiência profissional, etc.

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