domingo, 23 de dezembro de 2007

A

ABSENTEÍSMO: É o grau de ausência de mão-de-obra empregada no trabalho.
ACIDENTE DO TRABALHO: Acidente do trabalho é aquele que ocorre pelo exercício do trabalho à serviço da empresa, provocando lesão corporal ou perturbação vuncional que cause morte, perda ou derução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho.
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS: Conjunto de teoria e conceitos que objetivam administrar pessoas dentro das organizações. O estudo dos subsistemas de: recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, cargos e salários, departamento pessoal, relações trabalhistas e sindicais, segurança e medicina do trabalho, saúde ocupacional, administração de benefícios, endomarketing, comunicação empresarial, dentre outros são frequentemente discutido no campo de administração de recursos humanos.
ADMINISTRAÇÃO DO TEMPO: Práticas e processos que objetivam o estudo do tempo nas organizações. O tempo necessário para execução de uma atividade X, tempo para locomoção entre departamentos, tempo produtivo, tempo disperdiçado, etc.
ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA DE RECURSOS HUMANOS: É o emprego das práticas de administração de recursos humanos considerando as multideterminações que a impactam: mudanças tecnológicas, econômicas, comportamentais, administrativas, urbanas, culturais, etc.
AMPLIAÇÃO DE QUADRO DE PESSOAL: É o aumento qualitativo da mão-de-obra. Geralmente acompanha o crescimento da organização ou fase crítica de produção.
ANÁLISE DE CURRÍCULO: Procedimento adotado pela divisão de recrutamento e seleção para avaliar préviamente candidatos a serem convocados para o processo seletivo de uma determinada vaga em aberto. A análise de currículos permite a este subsistema a execussão da triagem de currículos de acordo com as contingências presentes (perfil de candidatos x perfil de vagas disponíveis).
ANÚNCIOS DE EMPREGO: Divulgação de vagas em aberto por meio dos veículos de comunicação disponíves em uma sociedade: jornais, revistas, plaqueiros, panfletos, rádio, TV, etc. Objetivam captar currículos para que a divisão de recrutamento e seleção possam dar início a atividade de análise e triagem de currículos.
APOSENTADORIA: Estágio no ciclo produtivo do indivíduo onde, por força do tempo de serviço, idade ou invalidez, este se afasta do trabalho conservando um salário mensal, conforme leis de previdência social.
ASSALARIADO: É o termo dado ao empregado que trabalha em troca de remuneração previamente ajustada.
AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO: Técnicas e procedimentos utilizada pela administração de recursos humanos para avaliar o desempenho de uma pessoa no execício de uma atividade, cargo, função, etc.

Nenhum comentário: