sábado, 29 de setembro de 2007

H

HIERARQUIA: Constelação que representa a distribuição formal de poder de pessoas, cargos, departamentos e funções dentro de uma organização.

sexta-feira, 28 de setembro de 2007

I

INCENTIVO: Prática organizacional que influencia no docmportamento dos indivíduos, geralmente, esbarram na motivação, política de benefícios, remuneração, condições de trabalho, reconhecimento, etc.
INTEGRAÇÃO DE PESSOAL: Estratégia que objetiva incluir funcionários em suas funções e departamentos, promover intereção entre sujeitos, estabelecer vínculos, políticas, regras, contextualizá-lo, apresnetá-lo a um determinado sujeito ou grupo, etc.

quinta-feira, 27 de setembro de 2007

J

JORNAL INTERNO: Veículo de comunicação utilizado pela divisão de RH e Endomarketing para comunicar aos colaboradores informações sobre a empresa: funcionários do mês, premios adiquiridos pela organização, palavra do rpesidente, colunas, informações sobre filiais, eventos internos, etc.
JOGOS EMPRESARIAIS: Por muitos profissionais de Rh é o mesmo que dinâmicas de grupo. Porém o termo "jogos" é mais comum no subsistema de treinamento e desenvolvimento de pessoas, onde a presença de atividades lúdicas é garantida.

quarta-feira, 26 de setembro de 2007

L

LEGISLAÇÃO TRABALHISTA: referen-se ao campo do direito que estuda as relações entre funcionários e organizações no que se refere às relações indústriais, condições de trabalho, bem como jornada, carga horária, processos legais de admissão e demissão, interesses, direitos e obrigações presentes na relação funcionário - empregador, etc.
LIDERANÇA: Conjunto de comportamentos que visa à integração de pessoas para a obtenção de objetivos.

terça-feira, 25 de setembro de 2007

M

MENEMÔNICA: Processo de ajudar ou treinar a memória
MENTORING: profissional mais velho, com experiência e habilidade de relacionamento, que acompanha e passa para o mais novo suas idéias sobre o trabalho e a carreira.